Serve de lista para mim e dicas para grávidas que estejam desse lado e queiram acrescentar às suas próprias listas.
Grávidas e não grávidas, mães e não mães, aceitam-se mais sugestões, mais experiências para todas pudermos aprender,
- Levar muitas mudas para a maternidade e se não levar deixar preparadas em casa. Lembro-me que levei 5 mudas para a M na maternidade e não chegaram. Fosse a inexperiência a mudar fraldas, fosse o ela ter frio o que é certo é que molhava a roupa toda quando lhe mudávamos a fralda - buhhhhh) sei que tive de pedir ao Maisquetudo que me levasse mais roupa de casa e foi uma carga de trabalhos. Como eu é que tinha arrumado as gavetas, eu é que sabia onde estava o quê. Conclusão tive de lhe dizer ao telefone tudo, gaveta x bodys, gaveta y babygrows, meias... Se tivesse já deixado em casa organizadinho teria sido muito mais fácil. Eles não sabem qual a nossa estrutura conceptual da arrumação das gavetas, já é uma sorte quando sabem quais as peças de roupa que compõem um conjunto (é que ela molhava mesmo tudo). Eles têm de saber o caminho para o hospital, como colocar os cintos no ovinho, essas coisas. O resto se souberem melhor, senão há que facilitar.
- Já depois de estar em casa vi uma dica que gostei, desta vez vou usa-la. Usar aqueles sacos do pão e de congelação da vileda, com fecho de correr para levar as mudas das roupas, ficam bem mais organizados e porque não deixar já em casa uns 2 ou 3 feitos?
- Comprar resguardos de papel, sim de usar e deitar fora. Desculpem-me os ecologistas, mas nesta fase queremos é coisas práticas e dá para usar o mesmo resguardo muitas vezes. Sim, só no hospital percebi que eles usavam esses resguardos. Mais uma vez por inexperiência, achava que bastava os de tecido todos bonitinhos que temos no muda fraldas. Não. Os de papel em cima dos nossos poupa-nos imenso trabalho, se há acidentes vão para o lixo, e ainda temos o debaixo bom. Quanto menos stresses tivermos no início melhor. Eu utilizava ao mudar a fralda e depois do banho também. Na altura vendiam-se ao pé das fraldas de adultos, usava os mais pequeninos e marca branca, hoje já percebi que já há ao pe´das fraldas de crianças.
- Escolher bem em casa, a roupa que vamos sair da maternidade. Não vamos sair de lá sem a barriga que tínhamos, nem pensar, por isso é melhor mesmo uma roupa de grávida. Eu escolhi um vestido, mas... não era aberto à frente e no dia de sair, claro está que me vesti mal me levantei, o médico demorou a vir dar a alta que tive de dar de mamar de collans e soutien.
- Já em casa, fiz uma dica que uma amiga me deu. No berço, coloquei uma fralda de pano bem esticada, sem haver perigos de se enrolar nem nada, bem esticada e presa debaixo do colchão, no sitio da cabeça. Se houvesse algum acidente de bolsar, só tinha de trocar a fralda e não os lençóis todos.
- Também coloquei uns livros debaixo dos pés da cabeceira do berço, para estar ligeiramente inclinado, mas isso acho que já devem saber.
- Quando dava maminha, fazia como me tinham dito no curso. Primeiro a maminha e depois mudar a fralda, com a teoria que eles fazem logo os xixis e cocos a seguir. A coisa também não me corria bem. Mesmo depois de arrotar, ela com as voltas da fralda, acabava por bolsar o que tinha acabado de comer (podia ter comido demais, é certo, mas sempre?). Lá tinha de trocar a roupa toda novamente,
se não era do cu era das calças.Então comecei a fazer ao contrário, primeiro mudava a fralda e depois dava maminha. Se fazia logo a seguir xixi, pois não sei, só a trocava passado 3 horas e nunca assou o rabinho. - Para já, vou comprar marca dodot para as fraldas. São muito pequeninos e e confio na marca, mas quando forem mais crescidos a marca pingo doce é muito boa e barata
ups, se calhar não devia dizer isto, assim a dodot nunca me irá oferecer nada,. Há que ser prática e o dinheiro não cai das árvores. E lembro-me até da altura da M que saiu um estudo da deco a dizer que esta era a escolha acertada. Eu da M já mudei muito tarde e mesmo por uma questão de necessidade prática. Há noite o xixi vinha todo para fora, todos os dias. Mantendo a marca dodot, mudámos os tamanhos e era sempre a mesma história, e mudar roupa, e lençois todos os dias não era facil. Na creche falaram-me do Pingo Doce e sou sincera, fiquei fã e o preço é metade das outras. No entanto para recém nascidos tenho algum receio de alergias e isso. Por isso para já dodot, mas experimentarei Pingo Doce mais cedo do que com a M.
Para já tinha estas dicas em mente, se quiseres ajudar, depois farei novo posto com as vossas e mais minhas que me irei lembrar com toda a certeza.
Ass.:
Eu mãe
Sem comentários:
Enviar um comentário